O plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta terça-feira (25), a entrega de comendas de autoria de vários parlamentares, durante o Grande Expediente da sessão ordinária, e contou com a presença da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União Brasil).
A presidente Alliny Serrão concedeu Moção de Aplauso ao presidente do Conselho Deliberativo Estadual, José Samuel Alcolumbre Tobelem; à superintendente Alcilene Maria Carvalho Cavalcante Dias; à diretora técnica Suelem Amoras Távora Furtado; e ao diretor de Administração e Finanças, Marcell Houat Harb, em celebração aos 45 anos do Sebrae Amapá, comemorados no último dia 9 de dezembro. Os membros do Sebrae/AP receberam os parabéns cantados no plenário, com direito a bolo.

A parlamentar também fez a entrega de Moção de Aplauso aos militares da equipe de choque 3122, pelos primeiros socorros realizados em uma vítima de acidente de trânsito no dia 18 de setembro de 2025.
O deputado Jesus Pontes (PDT) concedeu à Associação dos Agricultores do Piquiazal o título de Declaração de Utilidade Pública, por meio da Lei nº 3.377/25. O reconhecimento foi entregue ao representante da associação, Adélio da Silva Pacheco.

A associação tem por finalidade promover a segurança alimentar e nutricional; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente; a promoção do desenvolvimento sustentável; e prestar assistência técnica voltada ao desenvolvimento sustentável, de caráter não lucrativo, à população residente na área de abrangência da entidade.
Por meio de proposição da deputada Liliane Abreu (PV), os pastores evangélicos Job Oliveira Filho e Jaime Tavares Nascimento foram agraciados com Moção de Aplauso, em reconhecimento à trajetória de fé, liderança e contribuição social, especialmente no contexto da celebração do Dia do Evangélico no Estado do Amapá, comemorado em 30 de novembro.

“Esta data representa não apenas um marco religioso, mas também um momento de valorização da cultura evangélica e do papel das igrejas na promoção da solidariedade, da paz e da cidadania”, destacou a deputada Liliane Abreu.
O deputado Jory Oeiras (PP) concedeu o título de Cidadão Amapaense ao doutor Romaro Antonio Silva. A condecoração é a mais alta honraria deste Poder Legislativo, concedida a personalidades que nasceram fora do Estado do Amapá, mas que, por meio de serviços relevantes e de inquestionável benefício social, contribuíram de forma significativa para o crescimento e o engrandecimento do Estado.
Natural de Miraí, na Zona da Mata de Minas Gerais, Romaro Antonio Silva é docente do quadro permanente do Instituto Federal do Amapá, doutor em Ciências da Educação, com especialidade em Educação Matemática pela Universidade do Minho. Atualmente, ocupa o cargo de reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap). “A homenagem é justa, vista a vasta história de contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado”, reconheceu o deputado Jory Oeiras.
No mesmo ato, a deputada estadual Zeneide Costa (Podemos) concedeu Moções de Aplauso a 20 militares, entre oficiais e praças pertencentes à Polícia Militar do Amapá, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante a 54ª Expofeira do Amapá, realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de agosto a 7 de setembro do ano em curso. “Na ocasião, a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Comunicação, desempenhou papel fundamental, demonstrando elevado grau de profissionalismo, comprometimento, espírito de equipe, dedicação e desempenho exemplar”, destacou a deputada Zeneide Costa.

Em homenagem ao Dia do Biomédico, comemorado anualmente em 20 de novembro, a deputada Zeneide Costa concedeu Moção de Aplauso a 15 profissionais da área. “A homenagem visa reconhecer o trabalho de todos os biomédicos, em especial daqueles que atuam no Estado do Amapá, pelo compromisso ético, técnico e científico demonstrado diariamente em prol da sociedade e da qualidade da saúde pública e privada”, comentou a parlamentar.
Em reconhecimento à sua trajetória, o jornalista e radialista Rodrigo da Fonseca e Silva foi agraciado com Moção de Aplauso, concedida pela deputada Zeneide Costa. “Diante de sua expressiva contribuição para a comunicação, a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade amapaense, esta Casa de Leis presta justa homenagem a Rodrigo Silva, reconhecendo seu trabalho, dedicação e inestimável contribuição à sociedade do Amapá”, frisou a deputada.
Com mais de uma década de trabalho na Diário FM (90.9), o radialista e cerimonialista Rodrigo Silva falou em nome dos homenageados. “Sinto-me muito honrado por receber esta Moção de Aplauso, justamente no ano em que completamos dez anos do Sistema Diário de Comunicação. Quero cumprimentar o meu superintendente, Luiz Melo, e toda a equipe do Sistema Diário de Comunicação, que nos possibilita realizar esse importante trabalho na comunicação do Estado. Sou muito feliz em fazer parte dessa família, e esta homenagem não seria possível se meus colegas de trabalho e o Sistema Diário de Comunicação não me abrissem essa oportunidade, que já dura uma década”, destacou Rodrigo Silva.
